quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Infertilidade Masculina

CAUSAS


A nível dos espermatozóides...



São vários os factores problemáticos relacionados com a morfologia e funcionamento dos gâmetas masculinos (espermatozóides). Estes incluem a azoospermia, a oligospermia, a astenospermia e a teratospermia. Por vezes, o esperma pode conter um número muito reduzido de espermatozóides, mas se a integridade destes não permitir a mobilidade/ progressão para a frente e consequente alcance do oócito II, acaba por este segundo factor ser mais relevante para a infertilidade do que propriamente o primeiro. Por outras palavras, um homem com baixa contagem de espermatozóides pode ser muito fértil, se os gâmetas forem capazes de se mover eficazmente.


AZOOSPERMIA

Caracteriza-se pela inexistência de espermatozóides no sémen e resulta na impossibilidade em pleno de conceber. Este problema relativamente raro pode apresentar várias causas:


-Insuficiência testicular primária devido a deficiências genéticas, criptorquidismo, lesão física das gónadas ou a ocorrência de papeira (inflamação das glândulas salivares) na adolescência;





-Obstrução, em que as vias genitais são bloqueadas impedindo a passagem de gâmetas para o exterior, ocasionada pela incidência de DST como a clamídia, a gonorreia e a sífilis; ou pela ausência de epidídimos e/ ou outras estruturas do sistema tubular como os canais deferentes.




-Inexistência de células germinativas, em que os tubos seminíferos são apenas constituídos por células de Sertoli. É devida a anomalias durante o desenvolvimento fetal, uso continuado de certos medicamentos, mas as causas deste fenómeno são normalmente desconhecidas (factores idiopáticos).

Pacientes que sofrem de azoospermia possuem em regra testículos reduzidos e externamente lisos.


OLIGOSPERMIA
Baseia-se na reduzida contagem de espermatozóides no ejaculado. Pode ser provocada por: desordens hormonais, obstrução, efeitos paralelos de tratamentos medicamentosos, tabagismo e consumo de substâncias nocivas em excesso, que causam uma quebra na produção de gâmetas. Há também a salientar o facto do homem vestir roupa muito apertada ou tomar banho regular de água quente, dado que há um aquecimento acentuado dos testículos que devem ser mantidos a uma temperatura de menos 2º C em relação à temperatura corporal. Pode-se ainda considerar também a ocorrência de hipertermia (elevação da temperatura de um organismo acima do normal), que é a causa da redução frequentemente temporária na contagem de espermatozóides, e as infecções que provocam a alcalinidade do sémen e a existência de células de pus altamente destruidoras neste.


Uma evidência de oligospermia é a existência de um sémen muito líquido e incolor.


ASTENOSPERMIA


Relaciona-se com a baixa mobilidade dos espermatozóides e ocorre quando o esperma contém uma percentagem de espermatozóides não activos superior a 50%. Dada esta anomalia, estes não podem migrar em direcção ao oócito II que se encontra na trompa de Falópio, ou se eventualmente o alcançar, a sua falta de resistência não lhe proporcionará o rompimento da camada externa do oócito II para que ocorra a cariogamia (união dos pronúcleos masculino e feminino).


TERATOSPERMIA

Liga-se à presença de espermatozóides disformes no sémen e ocorre quando a percentagem de espermatozóides com configuração anormal ultrapassa os 15% da contagem total. Os gâmetas irregulares não dão origem a crianças com deficiências, mas como estes são não fecundantes, são uma causa importante de infertilidade. A teratospermia pode estar associada à frequência com que se realizam raios-X, incidência de reacções alérgicas ou a formação de anticorpos anti-espermatozóides, cujo significado será explicado mais à frente.

Anomalias Primárias (antes da espermatogénese):
-Macrocefalia- cabeça grande;
-Microcefalia- cabeça pequena;
-Cabeça em raquete;
-Cabeça piriforme;
-Cabeça dupla;
-Peça intermédia dupla.

Anomalias Secundárias (após a espermatogénese):
-Cauda enrolada;
-Cauda dobrada.

Dentro das alterações espermáticas como a teratospermia, podemos ainda citar a necrospermia, que se caracteriza por uma baixa vitalidade dos espermatozóides, ou seja, o seu tempo de vida após a produção é muito curto para que possam atingir o gâmeta feminino e fecundá-lo. Deste modo, são muitos os que morrem durante o trajecto vagina – trompa.



A nível imunológico...




As células sexuais masculinas são “estranhas” ao organismo que as segrega, dado que possuem metade dos cromossomas das restantes células corporais. Assim e para que a reacção de defesa orgânica não se desencadeie, estes têm de ser produzidos atrás de uma “barreira imunológica” situada nas cavidades testiculares. Mas se algum factor possibilitar a saída de espermatozóides da “protecção” criada e contactar com o sangue, os agentes imunológicos produzirão anticorpos com vista ao “combate” dos espermatozóides contidos no líquido espermático, já que não são distinguidos de qualquer outro ser invasor. Este fenómeno quando estimulado é praticamente irreversível, visto que o sistema imunitário foi sensibilizado pelos próprios espermatozóides.



A nível do controlo hormonal...

A doença hipotálamo-hipófise é caracterizada pela hiper e/ ou hipo-formação de hormonas hipotalâmicas (GnRH) ou hipofisárias (LH e FSH), mas é entre as causas de infertilidade uma das menos incidentes. Pode existir em duas síndromas:


-Hipogonadismo Hipergonatrópico: níveis altos de gonadotropinas no organismo não são capazes de estimular os testículos.

-Hipogonadismo Hipogonatrópico: a produção de gonadotropinas é reduzida, pelo que os testículos não possuem receptores tão sensíveis ao pequeno estímulo. A anomalia pode ser originada por doenças testiculares ou alterações no complexo hipotálamo-hipófise.


A nível cromossómico...

Caso sucedam anomalias durante a espermatogénese, em que resulte um número irregular de cromossomas sexuais, estas terão repercussões por vezes crónicas no sistema reprodutor masculino. A infertilidade masculina deliberada por factores cromossómicos é das mais graves e sem cura, sendo reconhecidas duas síndromas:




SÍNDROMA DE KLINEFELTER Ocorre quando o homem apresenta um cromossoma X extra nas suas células, induzindo a destruição do epitélio seminífero e conduzindo à azoopermia permanente. O indivíduo nestas condições desenvolve características físicas próprias do sexo feminino, incluindo o desenvolvimento do tecido mamário, além de estatura elevada e testículos pequenos. Estudos denunciam que esta síndroma afecta uma em cada 500 crianças do sexo masculino.



SÍNDROMA XYY Caracteriza-se pela existência de um cromossoma Y extra nas células constituintes do indivíduo. Os homens portadores desta síndroma são fenotipicamente normais, porém apresentam estatura elevada, sendo o crescimento é mais notável na infância e espermatogénese deficiente ou inexistente. Em média, um em cada 1000 rapazes sofre desta anomalia.




A nível anatómico...
As alterações anatómicas reconhecidas como potenciais causas de infertilidade são:

  • Ejaculação Retrógrada- o esperma é bombeado para trás em direcção à bexiga, não atingindo assim o sistema reprodutor feminino. Afecta cerca de 1% da população do sexo masculino.


  • Síndroma de Kartagener- incapacidade de produzir espermatozóides móveis.


  • Varicocelo- síndrome anatómico de varizes escrotais devidas ao refluxo de sangue da veia renal na veia espermática (do abdómen para o escroto), por insuficiência valvular. Há uma acumulação ainda de CO2 e de substâncias nocivas às gónadas e subida da temperatura local, não compatível com a produção de espermatozóides. Pode desenvolver-se num testículo ou em ambos, mas em 85 a 95 % dos casos está envolvido o testículo esquerdo. Trata-se de uma patologia benigna, genética, atingindo cerca de 10 a 20 % da população masculina e desenvolvendo-se após a adolescência.


  • Cancro testicular- caracteriza-se pelo crescimento acentuado e invasor de células cancerígenas nos testículos. Pode ter incidência devido a exposição a químicos e infecções por HIV. Anualmente, surgem entre 6000 a 8000 novos casos deste tipo de cancro.


  • Criptorquidismo- entende-se pela não descida de um ou de ambos os testículos para o interior da bolsa escrotal onde se encontram normalmente alojados. Frequentemente, só um é que não desce e quando os testículos não descem até ao 3º mês de gestação, descerão poucos meses após o nascimento. Mas se eventualmente tal não se verificar, o criptorquidismo pode ser definitivo. Esta anomalia atinge uma em cada 125 crianças do sexo masculino, que chegam à idade adulta incapacitados na produção de espermatozóides viáveis, visto que a temperatura elevada do interior do abdómen não propicia a espermatogénese. No entanto, pode acontecer que haja apenas uma redução das células germinativas. Cirurgicamente este problema pode ser anatomicamente corrigido, porém a fertilidade é dificilmente restituída.


A nível da técnica de coito...


No homem podem ocorrer temporariamente ou de forma permanente, dificuldades durante uma relação sexual. Entre elas destaca-se a impotência, que se relaciona com a capacidade de conseguir uma erecção ou mantê-la até ao clímax. A disfunção eréctil pode ter duas vertentes: uma em que a causa são factores psicológicos e outras onde as causas orgânicas imperam. Este problema está presente principalmente em indivíduos já com uma certa idade. O impacto da idade evidencia-se quer na baixa qualidade do ejaculado (espermatozóides com baixa mobilidade e em quantidade mais reduzida), quer na actividade sexual reduzida, por perda do apetite sexual. Contudo, o declínio da fertilidade no homem com a idade não é tão acrescido como na mulher.


A nível do estilo de vida...


Aspectos relacionados com o local de emprego, assim como os hábitos de consumo de substâncias prejudiciais à saúde a longo prazo, são também uma das causas de infertilidade. Porém, a infertilidade assim determinada é pouco incidente, dada a dificuldade em avaliar estes factores externos.


Local de trabalho
Algumas substâncias como pesticidas, tintas de impressão e metais (chumbo, cádmio e mercúrio), identificados em locais de trabalho, afectam o epitélio seminífero humano. Estas toxinas causam alterações nos gâmetas e consequentemente têm impactos na fertilidade. Lubrificantes O uso destes produtos que facilitam uma relação sexual pode afectar a integridade dos espermatozóides ou ter carácter imobilizador.


Medicação


A utilização continuada de medicamentos pode reduzir o número de espermatozóides, além de diminuir o desejo e estímulo sexual. É o caso da medicação própria para curar úlceras no estômago e hipertensão, assim como os usados no tratamento do cancro, que destroem eficazmente as células germinativas em divisão.


Hábitos de consumo
Substâncias prejudiciais ao organismo como o tabaco e o álcool podem ocasionar, normalmente de forma sazonal, a oligospermia. O consumo de substâncias ilícitas como o haxixe e a cocaína, podem ainda levar à astenospermia, à teratospermia, à diminuição da líbido e à baixa produção de testosterona. Também os esteróides anabólicos (hormonas derivadas da testosterona que promovem o crescimento e divisão celular, resultando o desenvolvimento de tecidos) afectam a espermatogénese, por vezes de forma irreversível.

5 comentários:

Anónimo disse...

If you experience some emotional or physical problems in your life it can soon be seen
in the condition of your hair, using natural and organic products aids in the recovery of your hair.
My hair doesn't always look good when I'm going to
attend openings and red carpet events. It has been proved that products which
contain vitamins will strengthen your hair.


My weblog hair products

Anónimo disse...

In this case, it might be better to start an organic vegetable garden in a raised bed.

So, I propose to you that you might want to consider doing your own organic gardening right in your own back yard.
Wood can be used as long as it's not treated with chemicals.

Feel free to visit my web-site: feeder

Anónimo disse...

This is the only way to ensure good products in hand and great value for your
hard earned money. He spoke slightingly but without bitterness of everything
he had written, and I knew his new book must be very good for him to speak, without bitterness,
of the faults of the past books. They also tend to endear themselves to populations in times
of severe duress and hardship by well funded relief efforts and other charitable initiatives, which make them look incredibly social compared to corrupted
governments. That’s why, while drafting ads for newspapers selling or
buying a property, make your USP as your headline. Until I
was five I lived with my mother's younger sister Dorothy and my grandmother, who told me before she died that my mother had received letters from my father for some years after bringing me to New York.

My webpage ... click here

Anónimo disse...

Next, blend the oils and massage into scalp for two to four minutes before sleep.

Just focus on one herb at a time that suits your present
needs. I confess that I was a little bit skeptical at initially.
The remaining oil in the scalp for a day and then follow
up with a shampoo the next morning. These resources side by side also promote healthy hair growth and hair
growth which are preferable to other medications.

my homepage how to make your hair grow faster

Anónimo disse...

Yeast infection cannot be eliminated if only treated with a one-dimensional treatment like antibiotics, creams, pills,
or detox diets. An image will help flesh out exactly what you’re trying
to announce while adding character, flavor and visual appeal to
the document. Thanksgiving day is coming, I should buy a thanksgiving gift for
Linda. Different from other girls, she did
not wear the very sexy short dress and very high-heeled shoes,
she only wore a white skirt, which suited her slim figure very much, and her
hair was very straight, she had white and smooth skin, a pair of big eyes which could speak for her,
I saw the unique charm in her. She was not the type to accept poverty and illiteracy without protest.


Also visit my blog post ... nonalphabetical